domingo, 1 de novembro de 2009

VERDADEIRA SABEDORIA

Stephani Melo (*)

O QUE É SER SÁBIO?
Na verdade, o ser sábio está inteiramente ligado ao temer ao Senhor e andar em amor.
Quando andamos em amor, não buscamos os nossos próprios interesses; não nos alegramos com a injustiça, mas com a verdade; estamos sempre prontificados para ajudar, para levantar o outro; não somos egoístas, desejamos o melhor aos nossos irmãos.

Em Tiago 3.13-17, está escrito especificadamente acerca da sabedoria lá do alto, diferenciando-a da sabedoria terrena:

“Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras.”

Recentes

Mostramos nossa sabedoria mediante nosso proceder, provamos isso pelo nosso bom comportamento e ações. Se procedermos bem, geramos bons frutos e assim estamos buscando o que vem lá do alto, se proceder mal, não geramos bons frutos, logo estamos atentando para a sabedoria terrena.

Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. ESTA não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. “

A nossa sabedoria deve vir do alto e não das coisas terrenas. Ser sábio é totalmente diferente de ser inteligente. O inteligente – naturalmente - está apoiado em seu próprio entendimento, mas a verdadeira sabedoria só se origina de Deus.
“Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. A sabedoria, porém, lá do alto, é primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento”.

É fácil, examinando nossa vida pela Palavra de Deus, perceber se estamos procedendo bem ou mal, gerando bons ou maus frutos, buscando a sabedoria que vem lá do alto ou a terrena.

Nenhum comentário: